Programação SESC
Encantos de Clarice
29/10
11h às 12h 13h às 14h 15h às 16h
Cia. Dona Conceição (São Paulo)
Local: Palco Vida
Nessa intervenção itinerante para pequenos grupos, são oferecidos trechos de textos de Clarice Lispector, acompanhados de músicas que dialogam com sua obra. Duas atrizes e um músico circulam com uma caixa cheia de palavras. O espectador sorteia uma palavra que vai desencadear um bloco de textos ditos, ofertados. Um presente delicado e sensível, um passeio pela obra da artista.
Histórias daqui, histórias de lá
28 e 29/10
13:00
Luderê Afrolúdico
Local: Espaço SESC (Rua Domingos Morgado)
As crianças têm pelo livro um fascínio, uma curiosidade e o mediador busca ampliar as possibilidades de exploração do livro. A mediação de leitura é feita a partir do acervo que contém um rico repertório de livros com a temática afro-brasileira e africana. São histórias que apresentam a África e a diáspora africana de maneira rica e diversa, apresentam uma estética colorida, uma narrativa envolvente/aventureira, são histórias potentes e belas. A mediação de leitura busca levar as crianças e suas famílias a uma imersão regada de encantamento ao universo de narrativas africanas e afro-brasileiras.
Lançamento: A Descoberta do Insólito
A partir das 16:00, logo após a mesa
Local: Tenda da Edições SESC (Rua Domingos Morgado)
O percurso das literaturas negra e periférica a partir dos anos 1960 enfrentou questionamentos, barreiras, invisibilidade, oposição, pouca valoração. Mas, ao negarem o que sempre lhes fora naturalizado no senso comum e na história social do país, escritores, ativistas e intelectuais negros e periféricos escavaram com enfrentamento e resistência um espaço incontestável na história da literatura brasileira. Isso pode ser observado no reconhecimento que o presente, por fim, confere a nomes como Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Paulo Lins, Conceição Evaristo, Marcelo D’Salete, Oswaldo de Camargo, Sérgio Vaz, Kiusam de Oliveira, entre tantos outros – hoje celebrados, premiados e objetos de estudo. Nesta segunda edição, Mário Medeiros revisita a primeira edição de sua obra, de 2013, atualizando-a e ampliando-a com um novo capítulo, voltado à história das livrarias e das editoras dedicadas à literatura negra, e ressaltando o poder da literatura negra feminina no Brasil atualmente.
BiblioSESC
Ao longo da FLIRP
Local: Espaço SESC (Rua Domingos Morgado)
O BiblioSesc é um programa de incentivo à leitura que oferece gratuitamente o empréstimo e consulta de livros por meio de uma biblioteca volante, que atende a diversos bairros no entorno do Sesc São Caetano. Em seu acervo, o público encontra grandes clássicos, romances, história em quadrinhos, biografias, infantis, contos, poesia, livros didáticos e muitos outros.