28 e 29/10 • Ribeirão Pires

ribeirão dedica todo seu amor a clarice lispector

Escritora é a grande homenageada da 2ª Edição da Flirp, em outubro
Por Raphael Rocha

O Brasil vive uma relação de eterno amor com Clarice Lispector. Os 56 anos de vida, sendo 55 deles em território brasileiro, foram mais do que suficientes para a escritora e jornalista ucraniana de nascimento se enraizar na alma cultural brasileira, em uma paixão que se renova a cada geração. Não à toa, Clarice será a grande homenageada da segunda edição da Flirp (Feira Literária de Ribeirão Pires), atividade que terá apoio do Diário.

O evento está marcado para os dias 28 e 29 de outubro, mas desde já a cidade se prepara para homenagear Clarice Lispector na dimensão de sua obra. Para se ter uma ideia, profissionais da educação da cidade iniciaram processo de imersão completa no universo literário da escritora, que nasceu em 1920, na aldeia ucraniana de Chechelnyk, e veio com 1 ano de idade para o Brasil. Ribeirão quer estar à altura de Clarice.

Segundo o diretor de Patrimônio Histórico de Ribeirão Pires, Marcílio Duarte, um dos organizadores do evento, o condão temático que vai percorrer toda a ação literária será a obra, a vida e a raiz da escritora. Ele aponta que um dos destaques é a participação de grupos folclóricos ucranianos, a RCUB (Representação Central Ucraniano-Brasileira), além de escritores renomados, editoras importantes do mercado e o movimento independente de escritores de Ribeirão e da região. 

“A escritora é uma das mais traduzidas, respeitadas, e conhecidas do mundo. Dona de um estilo único e inconfundível de escrever, apresentou ao Brasil uma literatura despreocupada com formas e convenções estilísticas, quase escrita de improviso”, pontuou Duarte.

Clarice Lispector morreu em 1977, na véspera de seu aniversário de 57 anos, vítima de câncer. Sua contribuição, porém, permanece viva, atual e inspiradora. Cantoras da nova geração – entre elas Luísa Sonza, que fez um clipe todo baseado nas escritas de Clarice – enaltecem e prestam constantes homenagens à escritora. Recente reportagem da Folha de S.Paulo indicou o crescimento de estudos acadêmicos da obra de Clarice, que foi responsável por ampliar a literatura brasileira traduzida para outras línguas mundo afora.

Em Ribeirão, mais um capítulo da renovação de votos de amor do brasileiro a Clarice será vivenciado. A Flirp promove contação de histórias, rodas de palestra,conversas e diversos lançamentos durante o evento. A primeira edição da Flirp homenageou Oswald de Andrade.

Conteúdo produzido pelo Diário do Grande ABC – Media partner da FLIRP

BUSCAR

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

#vempra FLIRP!

Dias
Horas
Minutos
Segundos
A FLIRP CHEGOU! VENHA NOS VISITAR!
Notícias
Escritora é a grande homenageada da 2ª Edição da Flirp, em outubro